30 março 2006

Ando devagar porque já tive pressa...

Há tempos que não passo por aqui e mostro a cara.

Estranho, mas a correria da vida faz isso com a gente. É como um ralo que leva, que escoa de nós coisas preciosas que teimamos em guardar: rouba

o tempo...
a amizade...
a vida...
a canção...
a poesia...
a simplicidade...
o sorriso fácil...
a alegria espontânea...
o choro sincero...
a sensibilidade...
a paciência...
o desejo de ouvir...
a vontade de falar...
a inspiração pra escrever...
a leveza...
o tato...
a percepção auditiva...
o olfato...

Sem perceber, vamos nos tornando robôs de um sistema que nos “enquadra”. Assumimos um jeito comum e definido pela moda de vestir, de falar, de comer, de cortar o cabelo, de cumprimentar, de viver.

Estranho tudo isso, não é?

E quando me percebo, já sou um estranho.

Isso sem falar nas repercussões de tudo isso para a fé. A amizade com Jesus também vira uma questão de “enquadramento” no sistema eclesiástico. É proibido rir demais, é proibido chorar demais, é proibido... totalmente proibido ser você demais.

Tudo por causa de uma bendita correria que é celebrada por nossa sociedade.

(Quem é devagar não se enquadra na vida pós-moderna... roubaram o prazer da comida e substituíram pelo fast food; detonaram com a língua portuguesa na correria dos orkuts e msns – falar ou teclar com 10, 20 pessoas simultaneamente com assuntos totalmente diferentes... só mesmo assassinando a língua e o coração)

Como diz o Rubem Alves, não é à toa que decidiram comemorar a entrada do ano com uma corrida no Brasil, evento tão importante que atrai atletas de todo o mundo e é transmitida ao vivo pela principal emissora de TV brasileira.

Engraçado... nessa vida tresloucada corro, corro, corro, corro, corro...
e não chego a lugar nenhum.
Morro!

Preciso olhar mais para Jesus e redescobrir o prazer de andar. Ter tempo pras pessoas, para a contemplação da Criação, tempo para o Pai, tempo para si. Não vejo Jesus correndo. Ele sempre parece estar andando, se assentando, comendo, bebendo... ensinando a gente a viver.

É! Decididamente vou andar mais e correr menos!!!