27 dezembro 2007

Como é bom render graças ao Senhor!

(fotografia de Pedro Veiga, num maravilhoso pôr-do-sol do cerrado)


Gosto muito do salmo 92. Acho que é porque ele nos convida a louvarmos a Deus com instrumentos de dez cordas e, pelo que consta, a viola caipira tem dez cordas. Já entendeu o porquê da preferência, não é? Mas não é só por isso não. O salmo todo é um convite ao louvor e a adoração.



Os primeiros versos se revestem de um significado especial, pois neles vemos o salmista iniciando e encerrando o seu dia com seu coração e mente voltados para Deus: “Como é bom render graças ao Senhor e cantar louvores ao teu nome , ó Altíssimo, anunciar de manhã o teu amor leal e de noite a tua fidelidade...” (1,2). No nascer do sol declara a lealdade do Senhor, sabendo que Ele não o abandonará. À noite, quando o sol já se foi, olha para trás, lembra-se do correr do dia e não lhe resta outra atitude a não ser cantar louvores pela fidelidade presente do Senhor.



A grande questão é que na correria da vida atual, entra dia e sai dia e nós simplesmente estamos tão tomados por preocupações e uma agenda tão assoberbada que não dedicamos um tempo especial para louvarmos a Deus, com fé, pela sua lealdade e sua fidelidade. Na verdade, estamos tão cheios de atividades e de nós mesmos, que sequer percebemos se o sol já veio ou se foi, se o dia está claro ou se já anoiteceu. Acho mesmo que essa é uma das características de quem não tem tempo para Deus – não tem tempo para a criação de Deus e nem para as criaturas de Deus. Não tem tempo para observar o pôr-do-sol maravilhoso do cerrado, nem para levantar mais cedo e namorar o nascer do dia, ao som do canto das aves e da cruviana que sopra refrescando as primeiras horas do dia.



Estamos chegando ao final de mais um ano; 2008 já está às portas. Irromperemos mais uma etapa de nossa vida, com novos e velhos desafios, novas e velhas rotinas. Mais um rito de passagem está às portas, iluminando os céus das cidades com fogos coloridos e sons ensurdecedores; com comidas e bebidas não convencionais no dia-a-dia. Mas, precisamos de algo a mais nesse momento. Precisamos aprender com o salmo 92 o exercício do louvor e da gratidão. Render graças ao Senhor nesse fim-de-ano pela sua fidelidade amorosa em 2007, e entrarmos o ano novo com cânticos de louvores pela sua lealdade que não nos abandonará. Ele é fiel e é leal. Jamais falhará, mesmo que venhamos feri-lo com nossa infidelidade e nossa deslealdade. E, infelizmente, isso é bem possível aconteça.



Nesse final de ano volte-se para Deus. Abra seu coração e converta-se ao Senhor. Não deixe que outras prioridades roubem de você o privilégio de se encontrar com o Seu Pai a cada manhã e a cada noite, dedicando a Ele todo seu louvor, toda sua adoração.

Um comentário:

Martini disse...

Fala, meu amigo! bom descobrir seu blog rapaiz!
Daniel Martini, de Curitiba, falando...
um grande abraco Carlinhos, Deus te cuide!