19 julho 2009

uma vida dedicada ao ministério

Pr Gegê (foto de Beto Ribeiro)


Nessa viagem o grupo do projeto “Pelas estradas desses brasis” teve o privilégio de conhecer muitas pessoas envolvidas com a pregação do evangelho no nordeste brasileiro. Uma dessas pessoas especiais, foi o Pr Genésio Guimarães Lima, pai do músico Rubão.

Com 79 anos de idade, esse pastor batista dedicou 46 anos ao ministério da pregação. Pr Gegê, como carinhosamente é conhecido, iniciou seu ministério em 1954, no Maranhão. Em 1958 foi trabalhar na 1ª de Igreja de São Luís, na congregação do bairro de Fátima (na época chamado Cavaco), como evangelista, onde depois veio se formar a Igreja Batista Bereana. Em 61 a congregação passou a ser igreja e ele assumiu a liderança do trabalho. Um ano depois foi consagrado ministro do evangelho.

Em 1968 mudou-se para Recife, com a fim de estudar no Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil. Concluiu seus estudos em 72 e retornou para São Luís para trabalhar como diretor do Departamento de Missões do Estado do Maranhão. Assumiu também, na mesma época, a Congregação Batista do São Francisco.

Em abril de 75, mudou-se para Codó, onde assumiu o pastorado da Primeira Igreja Batista. A igreja possuía um templo pequeno e sua ação na cidade era quase sem nenhuma relevância. Estavam arrolados 46 membros. Ele entendeu que a cidade era um enorme desafio de Deus para a sua vida. Ali, desenvolveu o trabalho, organizando inicialmente a música. No seminário aprendeu saxofone, mas visando facilitar a comunicação com o povo da cidade, levou consigo um acordeom. Pouco tempo depois se converteu um violonista que veio somar ao trabalho musical da igreja.

Segundo o pastor, “foi um período fértil de muitas conversões”. Alguns anos depois a igreja já possuia 308 membros batizados. As cadeiras doadas pelo antigo cinema já não conseguiam comportar o fluxo de novas pessoas, Foi necessário conseguir mais bancos que eram colocados nos corredores e nas laterais do templo. O ministério expandiu.

Em 1977 fundou a Igreja Batista Luz e Vida, em Caxias. A igreja foi organizada com 160 membros, a partir de um grupo dissidente. Fundou ainda as congregações nos povoados de Santa Clara, São Benedito, São Domingos, Timbiras e ainda as congregações no Km 17 e da Fábrica de Cimento, na cidade de Codó.

Depois de aposentado, foi desafiado a assumir uma nova congregação, onde veio ser organizada a Segunda Igreja Batista da cidade.

Hoje mora em Pedreiras e coopera com a Primeira Igreja Batista do Engenho, uma comunidade de poucos membros.

A equipe do "Pelas estradas desses brasis" teve o privilégio de usufruir da companhia agradabilíssima e sempre alegre do Pr Gegê. Momentos que guardaremos para sempre em nossa memória. Um homem de Deus!

Um comentário:

Jean Carlos Bayma disse...

Homem de Deus! Resumiste muito bem Carlinhos o que representa Pr. GG para nós. Tenho a grata satisfação de tê-lo como meu Pastor afinal GG foi o meu primeiro e guardo carinhosamente esse tesouro comigo, ser pastoreado por esse homem de Deus fez muita diferença em minha vida. Felizes são os que usufruiram da companhia deste servo de Deus, taí um homem do qual o mundo não é digno.