27 agosto 2009

sesquicentenário da ipb


Há exatos 150 anos aportou em nosso país o Rev. Ashbel Green Simonton, o pioneiro da Igreja Presbiteriana do Brasil. Muito embora a fundação da primeira igreja em solo brasileiro, na cidade do Rio de Janeiro, somente tenha ocorrido anos depois, a chegada do missionário simboliza o princípio do trabalho presbiteriano em nossas terras.
A IPB está em festa, realizando cultos e programações especiais em várias partes do país. Em Sergipe, centenas de pessoas superlotaram o Teatro Tobias Barreto para as comemorações do sesquicentenário. Em Salvador as festividades aconteceram no Centro de Convenções. Em São Paulo, mais de 10 mil pessoas estiveram presentes no Ginásio do Ibirapuera. Para atender a todos os participantes foi necessário colocar dois telões do lado de fora, para que o público que não pôde entrar também participasse do culto e ouvisse a mensagem do Rev. Roberto Brasileiro, presidente do Supremo Concílio da IPB.
Ontem, às 15h, as festividades prosseguiram na cidade do Rio de Janeiro, onde milhares de pessoas se reuniram para uma Grande Cruzada Nacional, realizada na Praça da Apoteose, na Rua Marquês de Sapucaí. O pregador foi o Rev. Hernandes Dias Lopes. O espaço conhecido por ser o templo do samba, por onde desfilam anualmente as principais escolas do país, transformou-se por algumas horas num local de culto e adoração ao Deus verdadeiro.
Nos últimos meses as Assembléias Legislativas dos Estados do Paraná, Pernambuco, Espírito Santo e Minas Gerais prestaram homenagens à IPB, em reconhecimento pelos seus relevantes serviços à nação brasileira. Uma sessão especial foi realizada no Congresso Nacional, com a presença de diversos parlamentares e autoridades eclesiásticas. Com isso vemos que a presença da IPB se faz sentir de maneira honrada em nossa sociedade, o que para nós é uma alegria, em tempos onde o Evangelho tem sido envergonhado por tantas lideranças.
As homenagens prosseguem até o final do ano. Em Brasília um grande culto deve acontecer no dia 24 de outubro, com local ainda a confirmar. Seria muito bom se a IPLN se fizesse representar por seus membros, agradecendo a Deus por Sua fidelidade nesses 150 anos de intenso trabalho.
Louvado seja Deus por nossa igreja. Que ela prossiga servindo a Deus lutando pela expansão do Reino.

Nenhum comentário: