28 julho 2009

uma cidade marcada por nomes interessantes

Carlinhos e Rubão sendo entrevistados pelo Pé de Queijo


Numa das entrevistas que demos em Codó, fomos recebidos carinhosamente pelo repórter da TV Record local. Rapidamente houve uma identificação e a entrevista foi alinhavada. Quando perguntei qual era o seu nome, ele me respondeu: “Pé de Queijo”. Insisti: “Como é que você quer que eu te chame no ar?”. “É Pé de Queijo mesmo... aqui eu ando pelas ruas e a meninada vem atrás... Pé de Queijo, Pé de Queijo!!!”.

Foi a partir daí que comecei a prestar atenção nos apelidos. Aliás, diga-se de passagem que todos têm seu apelido em Codó! Tornou-se uma questão cultural. Conhecemos o Mimi, o Carneirão, o Dedos de Aço, o Jacaré, que é irmão do Solteiro (que por sinal é casado), o Salada, Mucubu, Zoião, Braço de Radiola, Fogoió Cabeça Gorda Pai e Fogoió Cabeça Gorda Filho, Bafo-de-Onça, Seu Mim, Parente, Caixa de Marcha, Cazoberto, entre outros. E isso não é apelido de menino não. É de gente grande mesmo, alguns até ocupando cargos importantes na cidade.

Se parasse por aí, já seria bastante interessante. Mas, comecei a perceber que engraçados e diferentes não são só os apelidos dos cidadãos codoenses. Pesquisando fiquei sabendo de nomes como Elsextogênito (o sexto filho gerado), Eros Amente, Ednóssomo, Selah Solene de Aven (numa referência ao termo que surge em alguns salmos bíblicos), São Juízo, Selenita Septinosa, Iram Noviça, Padre Cícero Romão Batista, Belselmo (filho de Benedita com Alselmo), entre vários outros. Coisas de Codó!!!

Um comentário:

Rafinha AMART-Pe disse...

muito bom poxa!!
coisas do nosso brasil!!
bjaum